O curso desenvolvido utiliza o Moodle como plataforma de aprendizagem e está estruturado como um Curso Blended Learning. O conteúdo foi criado em inglês (o chamado curso de mestrado) e foi traduzido para o espanhol, português, grego e alemão.
Áustria
Trabalho em grupo (Curso de Austríaco)
O curso de austríaco começou em março e – devido à pandemia do COVID-19 – mudou para um curso apenas a distância. 12 pessoas participaram do curso. Para substituir a formação presencial, foram implementadas reuniões virtuais, baseadas no ZOOM como plataforma de comunicação. O curso terminou no dia 29 de maio.
O feedback dado pelos participantes durante o último encontro virtual será usado para alterações do curso e implementado na segunda rodada.
Mais detalhes: Resumo do Curso Piloto Áustria
Grécia
Espanha
Portugal
O 1º curso foi realizado em circunstâncias excecionais, no meio da 1º quarentena vivida em toda a Europa e no mundo devido à pandemia da COVID-19.
Inicialmente, a ideia do Proandi era realizar um curso b-learning, no entanto, a 13 de março de 2020, foi decretado o encerramento de todas as escolas, universidades e instituições de EFP, tendo sido obrigados a adotar um regime de ensino à distância. Nesse sentido, o processo de seleção de participantes foi mais difícil, assim como toda a organização da logística do curso.
INÍCIO E FIM DO CURSO
O curso estava previsto para iniciar no dia 16 de março mas devido à quarentena do COVID-19 e com o encerramento do Proandi a partir de 13 de março, o período do curso foi de 6 de abril de 2020 a 21 de maio de 2020.
LAYOUT DO CURSO
A ideia inicial era desenvolver um regime de b-learning, pois, por ser um curso inicial e os formandos não terem muita experiência, seria melhor realizar sessões à distância e presenciais no Proandi para verificar o trabalho feito. Devido à obrigatoriedade de ficar em casa por causa do COVID-19, o curso foi desenvolvido inteiramente a distância. O curso foi ministrado por um profissional de Multimédia, Hélder Campos.
GRUPO-ALVO E BACKGROUD
Todos os participantes eram estagiários do Proandi dos Cursos Técnico de Pastelaria e Cozinha e Restaurante e Bar, nível 4 EQF. 15 participantes inscreveram-se no curso e iniciaram, mas apenas 5 (1 menina e 4 meninos) concluíram o curso. Eles tinham entre 16 e 20 anos e a maioria não tinha muitas habilidades digitais, e o fato é que eles só estão habituados a tirar fotos com o telemóvel, e muitos deles nunca usaram uma câmara profissional.
METODOLOGIA DAS SESSÕES
O curso foi realizado em:
– 8 sessões síncronas por videoconferência no Jitsi meet, três dias por semana, com duração de 1h30 cada;
– Sessões assíncronas através da plataforma Moodle CICERO onde os formandos submeteram os seus trabalhos por módulo;
– 3 horas de tutoria através de perguntas respondidas, comentários nas postagens do Facebook, verificação de trabalhos e correção de alguns conteúdos para os módulos teóricos do curso privado grupo no Facebook e grupo no Messenger;
– O Moodle foi organizado com os módulos anteriores criados mas depois traduzidos para o português.
RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS
A ideia inicial era desenvolver um regime de b-learning, pois, por ser um curso inicial e os estagiários não terem muita experiência, seria melhor realizar sessões à distância e presenciais no Proandi para verificar o trabalho feito. Devido à obrigatoriedade de ficar em casa por causa do COVID-19, o curso foi desenvolvido inteiramente a distância.