Saídas Intelectuais

No âmbito do projeto, foram criados três Saídas Intelectuais diferentes.

SI 01: O curso CICERO para ensinar competências digitais

Este é um curso sobre fotografia digital para ensinar aos participantes competências digitais. Este curso segue a abordagem de aprendizagem invertida (desenvolvida por Jon Bergmann). Isso significa basicamente uma abordagem “Blended Learning” baseada em competências, onde o conhecimento teórico é transmitido no ensino presencial moderno (usando uma abordagem de ensino ativa), enquanto várias atividades práticas são realizadas pelos alunos de forma independente (ensino à distância). O ensino à distância incidirá na prática de técnicas aprendidas, na criação de imagens e na prática de competências digitais.

Saiba mais sobre o curso e o seu conceito.

SI 02: A Base de Dados CICERO sobre o Património Cultural 

Este produto precisa de duas partes diferentes: a definição teórica da base de dados (com a implementação técnica necessária) e o conteúdo armazenado na base de dados (usando conjuntos de dados estruturados). Os utilizadores registados podem contribuir para a base de dados e carregar as suas imagens!

Visite a Base de Dados e veja as imagens!

SI 03: O Guia de Transferibilidade

Este guia está dividido em duas partes: uma parte foca-se nas competências digitais, a outra põe em ênfase a base de dados do património cultural.

O usuário pode ser usado para criar um curso compilado a partir do material do Curso CICERO. Este conteúdo apenas pode ser utilizado no âmbito da Educação de Adultos, mas também para outros níveis de educação. Espreite aqui o guia.

Parte A: O curso

Em primeiro lugar, este guia descreve precisamente a abordagem inovadora, as várias possibilidades da sua utilização (como formação baseada em projetos ou também em ambiente cooperativo).

Uma descrição detalhada do curso (incluindo as variações mencionadas acima) é nos dada para o Ensino Regular (ER), Ensino Superior (ES) e Educação e Formação Profissional (EFP). Um capítulo especial é dedicado aos métodos de avaliação dos cursos transferidos para outras áreas da educação.

Parte B: A base de dados

Esta parte do guia explica

  • O uso da base de dados em outros tipos de educação (ER, ES)
  • A ideia e os conceitos da base de dados (como exemplo de boas práticas) para aprendizagem, ensino e formação baseados em projetos (EFP, ES).

Propostas e estudos de caso completarão os exemplos desta transferência.